Notícia
Varoufakis faz campanha contra o Brexit
O antigo ministro das Finanças grego defende que a prosperidade do Reino Unido só pode ser alcançada num contexto de luta pan-europeia para democratizar a União Europeia.
Yanis Varoufakis está em Londres para participar na campanha pela manutenção do Reino Unido na União Europeia.
O ex-ministro das Finanças vai estar este sábado, 28 de Maio, numa acção de campanha na capital britânica, ao lado do ministro das finanças sombra dos trabalhistas, John McDonnell, e da deputada dos Verdes, Caroline Lucas, refere o Financial Times.
Num artigo de opinião publicado no Guardian, Varoufakis defendeu que a "prosperidade do Reino Unido só pode ser alcançada num contexto de luta pan-europeia para democratizar a União Europeia".
"Os britânicos não vão restaurar a soberania e os serviços públicos no Reino Unido, mas [caso votem a favor do Brexit] vão acelerar a desintegração da União Europeia", alertou.
O ex-ministro das Finanças grego, a deputada dos Verdes e McDonnell fazem campanha contra o Brexit no âmbito do movimento criado em Fevereiro e apelidado de "É possível outra Europa", que defende a melhoria dos direitos dos trabalhadores, a luta contra a evasão fiscal e o acordo de comércio livre entre os Estados Unidos e a Europa.
O referendo agendado para o próximo mês está a dividir os britânicos e o partido liderado por Jeremy Corbyn é disso um exemplo.
Muitos deputados trabalhistas que defendem a saída da União Europeia acusam Corbyn e McDonnell de fazerem uma campanha "sem sentido" e "inconsistente".
Varoufakis, McDonnell e Caroline Lucas, numa declaração conjunta, alertam que a saída do Reino Unido da União Europeia só beneficiará as "elites politicas e financeiras" e não reforçará a democracia do país.