Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte apresenta demissão

A apresentação da demissão foi efetuada ao Presidente da República no Palácio Quirinale esta manhã em Roma, sendo que Sergio Mattarella já anunciou que vai agora iniciar os procedimentos formais de consultas com os partidos para tentar ultrapassar esta crise política.

A carregar o vídeo ...
26 de Janeiro de 2021 às 12:13
  • 1
  • ...

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, demitiu-se esta terça-feira do cargo. Em causa está a falta de falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi.

 

A apresentação da demissão foi efetuada ao Presidente da República no Palácio Quirinale esta manhã em Roma, sendo que Sergio Mattarella já anunciou que vai agora iniciar os procedimentos formais de consultas com os partidos para tentar ultrapassar esta crise política.

As reuniões com os partidos italianos arrancam esta quarta-feira e Conte vai para já manter-se em funções até ser encontrada uma solução por parte do Presidente da República.

 

Já se sabia desde ontem que Conte iria apresentar a demissão esta terça-feira depois de uma reunião do Conselho de Ministros convocado para as 9h00 locais (8h00 em Lisboa).

 

A intenção de Conte é conseguir que o chefe de Estado italiano proceda a uma nova nomeação para formação de Governo, a terceira em dois anos e meio, que permita ultrapassar a falta de apoio no Senado, após o abandono da coligação por parte do partido de Matteo Renzi.

 

Após semanas de críticas ao governo de Giuseppe Conte, nomeadamente sobre a gestão da pandemia e o programa de estímulo para aplicar mais de 200 mil milhões de euros a disponibilizar pela União Europeia (UE) no quadro do relançamento económico e do combate à crise sanitária, Matteo Renzi abriu uma crise política.

 

Na passada semana, Conte pediu ao Senado uma manifestação de apoio ao seu Governo, que tinha obtido no dia 17 de janeiro na Câmara de Deputados, mas falhou os 161 votos necessários para obter a maioria absoluta na câmara alta do Parlamento.

 

O abandono da coligação por parte do Itália Viva levou à demissão das duas ministras desta formação governamental e deixou o primeiro-ministro sem a maioria no Senado.

Terceira economia da zona euro e o primeiro país europeu a ser atingido duramente pela epidemia, Itália enfrenta a sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

 

Uma crise governamental poderá ainda dificultar a aprovação de um novo plano de ajudas públicas de vários milhares de milhões de euros para apoiar os setores mais afetados pelos confinamentos para travar a progressão do novo coronavírus.

Ver comentários
Saber mais Giuseppe Conte Primeiro-ministro Itália Matteo Renzi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio