Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moedas vai a exame parlamentar no dia 30

A audição no Parlamento Europeu ao comissário designado por Portugal para o futuro executivo comunitário, Carlos Moedas, deverá ter lugar a 30 de Setembro, de acordo com um calendário provisório da assembleia.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 16 de Setembro de 2014 às 21:55
  • 2
  • ...

A audição no Parlamento Europeu ao comissário designado por Portugal para o futuro executivo comunitário, Carlos Moedas, deverá ter lugar a 30 de Setembro, de acordo com um calendário provisório da assembleia.

De acordo com o documento, que terá que ser ainda formalmente aprovado pela conferência de presidentes do Parlamento, o que deverá suceder na próxima quinta-feira, Carlos Moedas, a quem foi atribuída a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, será assim um dos primeiros comissários indigitados para a "Comissão Juncker" a submeter-se à audição perante os eurodeputados, logo no segundo dos sete dias de exames.

Moedas, cuja audição perante a comissão parlamentar de Indústria, Investigação e Energia está provisoriamente agendada para a manhã de 30 de Setembro, será o quinto comissário indigitado a comparecer perante os eurodeputados da comissão parlamentar competente, depois de, na véspera, terem lugar audições aos comissários designados por Alemanha, Suécia, Croácia e Malta.

Ouvidos até 7 de Outubro

As audições decorrerão até 7 de Outubro, devendo a conferência de presidentes do Parlamento – que reúne os líderes dos grupos políticos – reunir-se a 9 de Outubro para avaliar as audições.

A 22 de Outubro, em Estrasburgo, França, a assembleia irá então pronunciar-se sobre se aceita ou não a Comissão no seu todo (Juncker já foi eleito pelo hemiciclo em Julho passado).

A menos de duas semanas do arranque das audições, muitos dos comissários europeus indigitados para o executivo comunitário liderado por Juncker, entre os quais Carlos Moedas, deslocaram-se a Estrasburgo esta semana para contactos informais com deputados europeus, designadamente aqueles que integram as comissões parlamentares responsáveis pelas audições individuais.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Europeu Carlos Moedas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio