Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mário Centeno prefere “uma solução muito cooperativa” em relação ao Brexit

O ministro das Finanças diz não ser um “hardliner” e prefere que as negociações sejam o mais suaves possível.

Miguel Baltazar
29 de Março de 2017 às 13:01
  • ...

Durante um fórum organizado pela Bloomberg, Mário Centeno sublinhou que a Europa está a entrar "em águas nunca exploradas" e que devem ser aproveitadas as oportunidades que surjam com a saída do Reino Unido da União Europeia, sem sacrificar a proximidade entre as duas zonas.

 

"Não sou um hardliner. Prefiro uma solução muito cooperativa", afirmou o governante esta manhã. "Não estou preocupado com o tempo que vai demorar, acho é fundamental que o processo de tomada de decisão defina as regras que o guiarão, para que os agentes económicos tomem decisões com base nessas regras."

Centeno argumenta que, mais relevante do que decidir se a negociação deve ser mais ou menos dura entre as duas partes, o importante é definir primeiro essas regras.

 

Quanto a Portugal, frisou que a relação com o Reino Unido, "económica e diplomática, é muito longa e queremos que seja estável e que sobreviva ao processo". Minutos antes já tinha deixado claro que o Governo pretende manter a maior proximidade possível no pós-Brexit: "Precisamos do Reino Unido para o nosso futuro económico. Pensamos que é muito importante manter a economia do Reino Unido próxima da economia europeia […] é chave para as nossas empresas, para a nossa economia."

 

O Reino Unido accionou esta quarta-feira, 29 de Março, às 12:30 o artigo 50.º, ao entregar uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que inicia o processo de saída da União Europeia. Os dois blocos têm agora dois anos para negociar os termos da saída. 

Ver comentários
Saber mais Brexit Reino Unido Portugal Mário Centeno saída União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio