Notícia
Macron anuncia novo primeiro-ministro francês sexta-feira de manhã
Na terça-feira, o Presidente francês tinha dito que iria revelar o nome do novo primeiro-ministro dentro de 48 horas, mas esse prazo terá resvalado ligeiramente.
O Presidente francês Emmanuel Macron vai revelar a sua nova escolha para primeiro-ministro na sexta-feira de manhã, de acordo com uma nota do Eliseu, citada por vários media franceses.
Após uma reunião com líderes de alguns partidos, que excluíram a França Insubmissa e a União Nacional, os dois principais partidos no Parlamento, Macron terá dito na terça-feira que esperava anunciar um novo primeiro-ministro dentro de 48 horas, o que fazia desta quinta-feira o dia D.
O Presidente encurtou uma viagem à Polónia e retornou esta quinta-feira de Varsóvia, tendo chegado a Paris ao final do dia, mas o anúncio já não será feito hoje.
A nova equipa deverá substituir a de Michel Barnier, que durou apenas 91 dias e foi derrubado quarta-feira da semana passada, levando França à segunda grande crise política num período de seis meses.
Esta quarta-feira o Executivo de Michel Barnier apresentou uma lei especial ao Conselho de Ministros que permite a manutenção dos valores de despesa de 2024 em 2025 e garante a continuidade dos serviços públicos. Pretende "garantir a continuidade da vida nacional", pode ler-se. O documento vai ser submetido a votação na Assembleia Nacional na próxima segunda-feira.
Entre os nomes mais falados para substituir Barnier está o líder dos centristas do MoDem François Bayrou, o ministro da defesa Sebastien Lecornu e o anterior primeiro-ministro de centro esquerda Bernard Cazeneuve.