Notícia
Juncker anuncia desbloqueio da tranche financeira para a Grécia
Atenas vai receber, até Março, 49,1 mil milhões de euros das tranches que estavam bloqueadas há meses, com Jean-Claude Juncker a dizer-se “convencido de que o programa da Grécia está novamente no bom caminho”.
A Grécia vai receber a maior parte da tranche financeira que estava bloqueada ainda este mês, depois do acordo obtido na cimeira de 26 de Novembro e depois de Atenas ter completado o programa de recompra de dívida que permite melhorar a trajectória de endividamento.
O anúncio foi feito por Jean-Claude Juncker em conferência de imprensa conjunta com Olli Rehn, o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, e com Klaus Regling, presidente do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).
Cerca de 34 mil milhões desse total serão ainda entregues durante este mês, anunciou Juncker, que acrescentou que a Zona Euro “está pronta para tomar medidas adicionais para manter a Grécia no bom caminho”. Em concreto, quer-se que o rácio de dívida/PIB atinja os 124% do PIB em 2020.
“Esta decisão marca o final de muito meses de incerteza em torno da Grécia”, diz Jean-Claude Juncker. “Mostrou-se que as Cassandras estavam erradas”, atirou Olli Rehn, em comentário acerca daqueles que a permanência da Grécia tinha os dias contados.
Os dois responsáveis comentaram também a situação do Chipre, dizendo que “foram feitos progressos no Chipre no sentido de um possível programa de assistência”, esperando que um acordo sobre essa matéria seja atingido “em breve”.