Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro volta em Fevereiro a valores negativos

No último dia do mês de Fevereiro, o Eurostat revela a sua projecção para a inflação desse mês. A Zona Euro voltará a ter uma taxa de inflação negativa.

Miguel Baltazar
29 de Fevereiro de 2016 às 10:05
  • ...
A inflação na Zona Euro deverá ter voltado a terreno negativo. Na primeira estimativa para a evolução dos preços de Fevereiro, avançada pelo Eurostat, o número aparece com um sinal de menos. A inflação na Zona Euro em Fevereiro deverá ter ficado nos -0,2%, o que compara com os 0,3% de Janeiro.

Segundo o Eurostat, a "culpa" dos valores negativos volta a ser dos preços da energia, que caíram 8%, o que compara com os 5,4% de queda em Janeiro.

Mas mesmo nas rubricas em que os preços cresceram em Fevereiro, as subidas foram menores do que em Janeiro. Segundo o Eurostat, a inflação nos serviços fixou-se numa taxa de 1%, o que compara com os 1,2% de Janeiro, seguindo-se a alimentação, álcool e tabaco, com 0,7% em Fevereiro.

Este indicador de Fevereiro será olhado com particular atenção, já que em Março o BCE (Banco Central Europeu) volta a reunir-se para discutir questões monetárias. Mario Draghi, presidente do BCE, já admitiu, mesmo, avançar com mais estímulos na reunião de Março. A reunião decorrerá a 9 e 10 de Março em Frankfurt, podendo daí resultar a revisão do pacote de incentivos que incluem játaxas de juro de depósitos negativas e um programa de compra de activos de 1,5 biliões de euros. 

A inflação não apenas está longe dos cerca de 2% que o BCE traçou como meta, como volta a valores negativos. Fevereiro de 2016 marca assim o valor mais baixo em um ano. É preciso recuar a Fevereiro de 2015 para ter um valor mais baixo. Nesse mês a inflação foi de -0,3%.

(Notícia actualizada às 10:25 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Inflação Eurostat Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio