Notícia
Espanha arranca com testes de imunidade em 36 mil famílias
O inquérito serológico vai envolver um total de 90 mil pessoas, com a recolha das amostras a ser feita nos centros de saúde. O governo de Madrid conta com estes resultados para desenhar a saída do confinamento.
Perto de 90 mil pessoas vão participar no inquérito serológico que arranca em Espanha esta segunda-feira, 27 de abril, com o objetivo de conhecer a verdadeira expansão do novo coronavírus no país e dar ao Governo de Madrid novos dados para traçar a estratégia de saída progressiva do confinamento e de regresso à normalidade.
Desenhado pelo Instituto de Saúde Carlos III e pelo Instituto Nacional de Estatística do país vizinho, que selecionou um total de 36 mil famílias com uma média de 2,5 elementos, este estudo serológico vai ser realizado por todo o território e cobre proporcionalmente todas as faixas etárias, recolhendo dados por idade, sexo e também a nível regional e local.
Segundo escreve o El Pais, a recolha das amostras será feita preferencialmente nos centros de saúde – a visita domiciliária é uma exceção – e os participantes, que são voluntários, vão repetir três vezes estas provas para conhecer os anticorpos, com um intervalo de três semanas entre cada amostra, para "aferir a evolução dinâmica da doença".
Em Portugal, o primeiro estudo para saber que percentagem da população esteve em contacto com o vírus e desenvolveu imunidade está a ser preparado e será realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Vai envolver cerca de duas mil pessoas e decorrer durante três semanas no mês de maio.