Notícia
Crescimento económico de Portugal e Espanha em seis gráficos
A crise chegou a Espanha e Portugal com um perfil semelhante e a saída da mesma não está a ser diferente. Os gráficos mostram bem como a actividade económica dos dois países foi sofrendo e, mais tarde, regenerando em paralelo.
Espanha cresce mais do que portugal
A economia espanhola saiu da crise com mais força do que a portuguesa, crescendo a um ritmo de 2,8% ao ano desde 2014, o que compara com os 1,7% de Portugal. Só no ano passado é que o Produto Interno Bruto (PIB) português conseguiu finalmente crescer acima de 2%.
Exportações portuguesas brilham
As exportações dos dois países têm registado desempenhos muito positivos, com as exportações portuguesas a suplantarem as espanholas. A venda de bens e serviços ao exterior por parte de empresas portuguesas tem crescido a um ritmo superior a 6% ao ano desde 2010.
Investimento avança par a par nos dois países
O gráfico mostra bem como a actividade económica de cada país segue um perfil muito semelhante, seja em momentos de queda, seja nas recuperações. Embora o investimento português tenha afundado mais do que o espanhol, em 2017 cresceu mais e espera-se que em 2018 isso volte a acontecer.
A montanha russa do emprego
Tal como em Portugal, o emprego sofreu duras quebras em Espanha durante a fase mais difícil da crise. E se a sua recuperação foi alguns trimestres mais tardia, mostrou-se também mais forte. Porém, vale a pena sublinhar que Espanha continua a ter o dobro do desemprego de Portugal.
Lisboa desce mais o défice orçamental
O ponto de partida não é muito diferente, mas a consolidação orçamental foi mais forte em Portugal do que em Espanha. Portugal deverá ter terminado 2017 com um défice a rondar os 1,2% do PIB, enquanto Espanha ainda terá ultrapassado o limiar dos 3%, segundo as últimas previsões de Bruxelas.
Portugal mais endividado
Ambos os países viram a sua dívida pública disparar depois da crise financeira de 2008. Contudo, o endividamento português começou num ponto mais elevado e só em 2017 entrou numa tendência de descida. Espera-se que Espanha faça o mesmo a partir deste ano, com uma redução da sua dívida.
3%
Mais crescimento em Espanha
Espanha cresce acima de Portugal, que desde 2014 progrediu apenas 1,7%.
7,9%
Desemprego mais baixo em Portugal
O emprego tem evoluído de forma idêntica, mas o desemprego é o dobro em Espanha.