Notícia
Comissão Europeia quer encontrar Capital Europeia da Inovação
A Comissão Europeia lançou esta terça-feira o primeiro concurso destinado a escolher a iCapital, ou seja, a Capital Europeia da Inovação. A iniciativa destina-se a recompensar a cidade que está a construir o melhor “ecossistema de inovação”, ligando cidadãos, organizações públicas, universidades e empresas.
Na Primavera de 2014, um painel de peritos independentes escolherá a cidade vencedora do prémio Capital Europeia da Inovação, à qual será atribuída uma recompensa de 500.000 euros, destinada à promoção dos seus esforços. O prazo para entrega de candidaturas é 3 de Dezembro de 2013, segundo o comunicado de imprensa da Comissão Europeia.
A chave para o sucesso neste projecto está nas cidades, onde, actualmente, 68% da população da União Europeia (UE) vive. Os espaços urbanos promovem a inovação nos seus serviços, sendo necessário criar um ambiente adequado que permite ligar a esfera pública à privada.
Máire Geoghegan-Quinn, Comissária Europeia para a Investigação, a Inovação e a Ciência, afirmou que “as cidades são os motores da economia europeia. Sete em cada 10 europeus vivem em zonas urbanas, e estas geram dois terços do produto interno bruto (PIB) da UE. Queremos encorajar as cidades a jogar forte em matéria de inovação e a criar entre si uma rede urbana que possa partilhar as suas melhores ideias para o futuro”.
O concurso está aberto às cidades de qualquer Estado-Membro da UE ou país associado ao programa-quadro de investigação da União. O prémio pretende recompensar cidades com mais de 100.000 habitantes, que desenvolvam iniciativas desde, pelo menos, 1 de Janeiro de 2010. Nos países em que nenhuma cidade tenha mais de 100.000 habitantes, pode candidatar-se o centro urbano de maiores dimensões.