Notícia
Bundesbank alerta que inflação na Alemanha pode aproximar-se dos 6%
A inflação na Alemanha poderá continuar a escalar este mês e a aproximar-se dos 6%, avisa o banco central alemão.
A Alemanha poderá atingir uma inflação ainda mais elevada este mês, alerta o Bundesbank. De acordo com o banco central alemão, a inflação na Alemanha poderá ficar acima das expectativas dos economistas e muito próxima dos 6%.
"Os preços subiram substancialmente em outubro", contextualiza o Bundesbank no relatório mensal sobre a atividade económica na Alemanha, divulgado esta segunda-feira. "Este mês poderá mesmo ficar um pouco abaixo dos 6%"
Este possível número segue-se ao aumento já registado em outubro, quando a inflação atingiu os 4,6%, um máximo de 30 anos.
Segundo este relatório, cerca de 1,5 pontos percentuais desta subida podem ser justificados por alguns fenómenos. O primeiro está ligado ao corte temporário no imposto de valor acrescentado (IVA), que representará 0,25 pontos percentuais do aumento, que deverá terminar em janeiro. "A taxa de inflação deverá então cair de forma perceptível", explica o Bundesbank.
O banco central alemão prevê que a inflação vá recuar nos próximos meses, mas que a inflação global deverá continuar "significativamente acima dos 3% por um período extenso de tempo". Já sobre a inflação "core" esta deverá "ser substancialmente acima de 2%".
O relatório nota também que a crise de covid-19 continua a ter um efeito significativo nas finanças públicas da Alemanha em 2021, antecipando que o défice poderá aproximar-se dos valores do ano passado (4,3% do PIB).