Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Inglaterra ponderou injecção de liquidez em caso de vitória do "sim" no referendo escocês

Além da injecção de liquidez, o regulador britânico tinha um plano de comunicação preparado para assegurar que os empréstimos dos bancos escoceses estavam garantidos pelo regulador inglês.

Bloomberg
10 de Outubro de 2014 às 13:57
  • 1
  • ...

A hipótese de o "sim" vencer no referendo para decidir a independência da Escócia sobre o Reino Unido levou empresas e instituições a elaborarem planos de contingência. Inclusive o Banco de Inglaterra, segundo as minutas da reunião do Comité de Política Financeira (FPC, na sigla anglo-saxónica), publicadas esta sexta-feira, 10 de Outubro. O documento refere-se ao último encontro, a 26 de Setembro, uma semana após a consulta popular.

 

A injecção de milhões de libras na economia, provenientes do fundo de emergência do banco, foi uma das principais medidas equacionadas, refere o documento, citado pelo "The Guardian". 

 

Além disso, a instituição liderada por Mark Carney (na foto) iria proceder a uma declaração pública imediatamente após o apuramento dos resultados. A instituição queria tranquilizar o mercado e assegurar que empréstimos detidos pelos bancos escoceses estariam garantidos pelos depósitos do Banco de Inglaterra e pela moeda britânica (libra).

 

O regulador britânico planeou ainda a antecipação do mecanismo de injecção de liquidez a longo prazo para os bancos, designado como LTRO, na sigla anglo-saxónica. Se necessário, haveria disponibilidade para operações extraordinárias suplementares. Este programa decorre todos os meses e, em média, são concedidos entre 200 e 300 milhões de libras de liquidez junto das instituições financeiras britânicas.

 

O plano de contingência, agora conhecido, foi discutido nas reuniões de Junho, Julho e Setembro da FPC.

 

O Banco de Inglaterra acabou por não ter de recorrer ao plano, depois de o "não" ter vencido o referendo com 55% dos votos. A consulta popular decorreu a 18 de Setembro.

Ver comentários
Saber mais Banco de Inglaterra referendo Escócia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio