Notícia
Banco central sueco reduz taxa de juro
Pela quarta vez em 2012, o banco central sueco reduziu a taxa de juro para impedir que a sua economia sucumba à crise das dívidas que se alastram pela Europa.
A maior economia nórdica desceu a taxa em 0,25 pontos percentuais, fazendo com que a mesma passasse para 1%. O banco afirmou que, muito provavelmente, a taxa manter-se-á inalterada até ao fim de 2013.
“Fizeram a coisa certa”, disse Knut Hallberg, um analista do Swedbank, em Estocolmo. “Existe uma hipótese muito pequena de haver outro corte” e no próximo ano “vamos ter um Inverno duro”.
Esta economia de 540 mil milhões de dólares (410 mil milhões de euros), que depende das exportações para conseguir metade dos seus ganhos, encontra-se a lutar pela expansão, enquanto a crise das dívidas europeias corrói a procura pelos seus bens e serviços.
A Ericsson e a Volvo, duas das maiores empresas suecas, estão entre aquelas que estão a cortar milhares de postos de trabalho, à medida que os mercados têm vindo a encolher com a incerteza no consumo dos nórdicos.
Os fracos desenvolvimentos na Zona Euro estão, claramente, a afectar a economia sueca, que está agora a abrandar com os rendimentos das famílias a diminuírem e o desemprego a aumentar.