Notícia
França: Avalanche em Tignes não causou vítimas
As autoridades policiais regionais da zona de Tigne, a estância onde ocorreu a avalanche, asseguram que não há vítimas da avalanche desta manhã, apesar dos relatos de testemunhas que diziam que havia "muita gente" envolvida.
Uma avalanche ocorrida na manhã desta terça-feira, 7 de Março, na estância de ski de Tignes, na região de Sabóia, em França, não causou vítimas, apesar dos relatos iniciais que apontavam para "muitas pessoas" atingidas.
A garantia foi dada por fontes da estação de ski ao meio local Le Dauphine, cerca de duas horas depois do alerta. Algumas pessoas foram empurradas na sequência do deslizamento mas sem consequências.
Cerca das 10:00 de hoje (09:00 em Portugal Continental) as autoridades foram alertadas para um deslizamento ocorrido no sector de Tignes Val Claret, na região leste de França, próxima da fronteira com Itália.
"Segundo as testemunhas, há muita gente debaixo da avalanche," disse na altura um porta-voz da polícia regional ao Le Figaro. A imprensa regional referia que o risco de avalanche era de grau 4 numa escala de um a cinco.
A neve que caiu nos últimos quatro dias (um metro de altura) criou condições para a avalanche, enquanto a reduzida visibilidade impediu a deslocação de helicópteros de resgate ao local, pelo que as operações de localização tiveram de ser feitas a pé.
O pelotão de polícia de alta montanha (PGHM na sigla francesa) de Bourg-Saint-Maurice enviou quatro homens ao local, incluindo um binómio cinotécnico (agente e cão) tendo-se deslocado a partir de Courchevel um outro binómio cinotécnico e um médico.
(Notícia actualizada às 11:15 com alteração do título dando conta da inexistência de vítimas e mais informação)