Notícia
Antigo PM britânico David Cameron regressa ao Governo como MNE
Cameron regressa ao Governo ao fim de sete sete anos no âmbito de uma remodelação no elenco governativo desencadeada pelo afastamento da ministra do Interior. Para a substituir foi escolhido James Cleverly que tinha a chefia da diplomacia britânica.
O antigo primeiro-ministro britânico David Cameron vai regressar ao Governo como ministro dos Negócios Estrangeiros, na sequência de uma remodelação governativa.
A nomeação, que foi recebida como "surpresa" e até "choque", de acordo com os media britânicos, acontece depois de o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, ter afastado, esta segunda-feira, Suella Braverman do cargo de ministra do Interior. Para a substituir foi escolhido James Cleverly que, por sua vez, tinha a chefia da diplomacia britânica.
Ficou assim aberta a vaga para a entrada de David Cameron que estava fora da política desde que deixou o número 10 de Downing Street, em 2016, depois do referendo do "Brexit".
"Embora tenha estado afastado da linha da frente da política nos últimos sete anos, espero que a minha experiência - como líder conservador por 11 anos e como primeiro-ministro por seis - me ajude a ajudar o primeiro-ministro", escreveu, num "post" na rede social X (antigo Twitter).
Apesar de reconhecer que pode ter "discordado de algumas decisões individuais" por parte de Rishi Sunak, David Cameron apontou que o primeiro-ministro é um líder "forte e capaz".