Notícia
166 mil jovens estão à procura de trabalho
Os números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o desemprego jovem continuou a aumentar no primeiro trimestre deste ano, estando já nos 42,1%.
A degradação do mercado de trabalho atinge mais de quatro em cada dez jovens portugueses. Segundo o INE, 42,1% da população activa com menos de 25 anos estava à procura de trabalho nos primeiros três meses deste ano.
No total, são 165,9 mil jovens em situação de desemprego, um aumento de 0,6% face ao trimestre anterior e 7,4% em relação ao período homólogo. Nos primeiros três meses de 2012, a taxa de desemprego juvenil estava nos 36,2%.
Com a combinação de recessão e austeridade, os jovens estão a ser um dos grupos mais prejudicados por um mercado de trabalho estagnado. Vítor Gaspar já admitiu que o Governo deve avançar com medidas que evitem que os jovens portugueses fiquem alienados do mercado.
Os dados do desemprego jovem foram apresentados hoje pelo INE, numa publicação que mostra que a taxa de desemprego do total da população aumentou de 16,9% no final do ano passado para 17,7% no primeiro trimestre deste ano.