Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego sobe em Agosto mas terá descido em Setembro

O INE fez uma ligeira revisão em alta dos valores de Agosto - reportando o primeiro aumento do desemprego desde 2016 - mas estima que a taxa de desemprego tenha voltado a descer para 6,6% em Setembro.

  • ...
O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta a taxa de desemprego de Agosto, que nas contas definitivas terá afinal ficado nos 6,9%, mais uma décima do que o estimado.

"É a primeira vez, desde Fevereiro de 2016, que se observa um aumento mensal da taxa de desemprego", refere o INE. Em causa estavam em Agosto 359 mil pessoas que procuravam activamente trabalho.

Contudo, a estimativa relativa a Setembro, que só será confirmada daqui a um mês, aponta para uma melhoria da situação do mercado de trabalho, com a descida da taxa de desemprego para 6,6%, o que seria o valor mais baixo em 16 anos, desde Setembro de 2002.

O Governo tem vindo a rever a taxa de desemprego em baixa, esperando que a quebra se continue a sentir no próximo ano.

O relatório da proposta de Orçamento do Estado em debate na Assembleia da República prevê agora uma taxa de desemprego de 6,9% este ano (em vez dos 7,6% previstos em Abril) e de 6,3% no próximo ano (em vez dos 7,2% anteriormente previstos).

População empregada estagna em Agosto


Os valores de Agosto, que são definitivos, apontam para uma estagnação da população empregada face ao mês anterior. A subida foi de 1,3 mil pessoas "a que corresponde uma variação relativa quase nula", indica o INE. Ainda assim, em termos homólogos, a subida é de 2%.

A estimativa provisória para Setembro indica que o emprego poderá voltar a acelerar, subindo 0,2% face ao mês anterior e mantendo o ritmo de 2% em termos homólogos. Esta estimativa sugere que o número de desempregados deverá ter continuado a descer no mês passado.

Os dados relativos ao número de desempregados inscritos no IEFP apontam para subidas mensais tanto em Agosto como em Setembro.


(Notícia actualizada pela última vez às 12:00 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Emprego desemprego INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio