A carregar o vídeo ...
Em direto Negócios Iniciativas

Millennium Talks Lisboa

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quatro em cada cinco pessoas está a trabalhar no seu local de trabalho

Nesta segunda fase da pandemia uma larga maioria das pessoas (82%) diz estar a laborar no local de trabalho, ao contrário do que acontecia em abril, altura em que apenas 36% dos inquiridos diziam estar nessa situação. O inquérito do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o PÚBLICO e RTP conclui que só 10% se encontra em teletrabalho.

Mariline Alves
17 de Dezembro de 2020 às 09:18
  • ...
A esmagadora maioria (82%) dos inquiridos pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) revela que está a exercer a atividade no local habitual onde se encontrava antes da crise sanitária, percentagem que compara com 36% em abril.

Neste inquérito realizado para o Público e para a RTP apenas 10% dos 1.315 inquiridos diz estar em teletrabalho, quando há oito meses quase um quarto (23%) dizia estar a trabalhar a partir de casa.

O teletrabalho voltou a ser obrigatório em novembro, nos casos em que as funções são compatíveis, mas apenas para os concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo, o que abrange a maioria da população, mas não abrange todo o território nacional. Nas escolas, por outro lado, o ensino é agora presencial. Nos concelhos com um grau de risco inferior vigoram apenas as normas que garantem o teletrabalho por exemplo a um grupo mais restrito de pessoas, como os doentes crónicos.

O inquérito também revela que um quarto (24%) das pessoas pertence a agregados que perderam rendimento face ao que recebia antes da crise sanitária, com 14% a indicar que perdeu 66% ou mais do rendimento que tinha. A maior fatia (69%) manteve-o.

A maioria não espera perder o emprego no próximo ano (51%), embora 16% dos inquiridos estejam já a contar com isso.


Ver comentários
Saber mais Teletrabalho trabalho presencial sondagem Universidade Católica pandemia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio