Notícia
INE diz que Eurostat vai corrigir dados do desemprego para Portugal
Instituto português reitera que a taxa de desemprego em Maio desceu para 9,4%, de acordo com os valores provisórios, que diferem dos divulgados esta manhã pelo Eurostat.
O Eurostat publicou esta segunda-feira, 3 de Julho, os dados referentes ao desemprego nos países da União Europeia em Maio, que continham divergências face ao reportado pelo Instituto Nacional de Estatística na semana passada.
O instituto português, numa nota emitida entretanto, reitera que os seus valores estão correctos e que o gabinete de estatística da Comissão Europeia vai esta tarde comunicar uma correcção aos dados que publicou durante a manhã.
"No press release do Eurostat, de hoje (…) os valores para Portugal não estão correctos", sendo que os valores divulgados sexta-feira pelo INE "são os correctos", com um valor provisório de 9,4% para Maio, refere o INE. Que acrescenta que "o Eurostat vai emitir, hoje às 16:00, uma nova nota, com os valores referentes a Portugal corrigidos".
Na passada sexta-feira, 30 de Junho, o INE reportou que a taxa de desemprego em Portugal desceu para 9,5% em Abril, três décimas abaixo do divulgado anteriormente. E que a taxa de Maio, de acordo com a estimativa preliminar, baixou para 9,4%.
Os dados do INE são habitualmente publicados um ou dois dias antes do relatório do Eurostat, precisamente para o gabinete de estatística europeu incorporar as actualizações do instituto português no seu relatório.
Contudo, na nota publicada esta manhã, o Eurostat manteve a taxa de desemprego em Abril no 9,8%, indicando que em Maio a taxa estabilizou no mesmo valor. Serão agora estes valores que o Eurostat vai corrigir.