Notícia
Eurostat corrige valores do desemprego em Portugal
A taxa de desemprego desceu em Maio para 9,4%, o que corresponde ao nível mais baixo desde 2008.
Tal como o Instituto Nacional de Estatística tinha anunciado, o Eurostat corrigiu os valores da taxa de desemprego de Portugal referentes aos meses de Abril e Maio, que agora coincidem com os reportados anteriormente pelo instituto português.
Na nova nota do Eurostat, Portugal surge com uma taxa de desemprego de 9,5% em Abril e de 9,4% em Maio. Na nota publicada esta manhã, o gabinete de estatística europeu colocava Portugal com uma taxa de desemprego de 9,8% em Abril e Maio, que igualava a registada em Março.
O Eurostat pede desculpas pelo lapso e diz que a correcção não interfere nos valores globais da taxa de desemprego da Zona Euro e da União Europeia. Contudo, Portugal aparece agora como o sexto país da Zona Euro com a taxa de desempego mais elevada, uma vez que França tem um registo superior (9,6%).
Na sexta-feira o INE tinha anunciado uma queda na taxa de desemprego (valores provisórios) de Maio para 9,4%, o que corresponde ao nível mais baixo desde 2008.
A taxa de desemprego na Zona Euro estabilizou em Maio nos 9,3%, a que corresponde o registo mais baixo desde 2008. As estimativas do Eurostat apontam para a existência de 19,115 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia, sendo que 15,034 milhões estão na Zona Euro.
Alemanha (3,9%) e Malta (4,1%) são os países da Zona Euro com a taxa de desemprego mais reduzida, enquanto a Grécia (22,5%) e Espanha (17,7%) registam os valores mais elevados.