Notícia
Desemprego com ligeira descida em Março para os 13,5%
Os dados de Março mostram que a taxa de desemprego estava nesse mês nos 13,5%, praticamente o mesmo valor registado em Fevereiro (menos 0,1 pontos). INE fala em "trajectória ainda indefinida no mercado de trabalho".
As estimativas divulgadas hoje, 29 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um ligeiro alívio no mercado de trabalho, com uma descida da taxa de desemprego de 13,6% para 13,5%, dando continuidade à tendência de estagnação do indicador, que se verifica desde o final do ano passado.
Se a análise for feita aos números absolutos do emprego, a trajectória é semelhante. Os dados do INE mostram que 692,6 mil pessoas estão sem trabalho em Portugal, o que representa uma descida de 6,8 mil pessoas face a Fevereiro. O emprego cresceu numa proporção semelhante, com mais 6,3 mil pessoas empregadas. No total, 4.440 mil pessoas têm emprego.
"A evolução da taxa de desemprego nos meses mais recentes caracterizou-se por alguma instabilidade (alternando entre acréscimos e decréscimos mensais de reduzida dimensão relativa), o que poderá evidenciar uma trajectória ainda indefinida no mercado de trabalho", sublinha o INE na sua publicação.
No caso dos jovens - dos 15 aos 24 anos - há boas e más notícias. Por um lado, o desemprego caiu (menos 2,5 mil pessoas), por outro, o emprego sofreu uma quebra ainda maior (menos seis mil). O que indicia que muitos jovens que deixaram de estar desempregados podem ter passado à inactividade ou continuaram a sair do País. A taxa de desemprego jovem estava em Março nos 33,8%, mais 0,1 pontos que em Fevereiro.
Os valores até agora referidos são ajustados à sazonalidade. Isto é, procuram eliminar o impacto do calendário ao longo do ano (normalmente há mais emprego no Verão, por exemplo). Se olharmos para os dados não ajustados, a taxa de desemprego estaria nos 13,7% em Março, abaixo dos 14% de Fevereiro.
(Notícia actualizada às 11h25)