Notícia
Taxa de desemprego sobe para os 13,7%
A taxa de desemprego portuguesa agravou-se 0,2 pontos percentuais no primeiro trimestre de 2015, fixando-se agora nos 13,7% da população activa.
Os dados divulgados hoje, 6 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de desemprego em Portugal se agravou pelo segundo trimestre consecutivo, estando agora nos 13,7%. Um valor que traduz a existência de 712,9 mil pessoas sem trabalho, mais 14,6 mil do que no trimestre anterior. Em termos homólogos, ou seja, comparando com o primeiro trimestre de 2014, a taxa de desemprego caiu 1,4 pontos percentuais.
Segundo o INE, este agravamento em cadeia deve-se essencialmente ao segmento das mulheres, pessoas com mais de 45 anos, com o 3º ciclo de escolaridade e desempregadas há 12 ou mais meses.
No trimestre anterior a taxa de desemprego já se tinha agravado, de 13,1% para 13,5%, assinalando a primeiro subida do desemprego desde o primeiro trimestre de 2013. Um movimento que durou quase dois anos consecutivos.
O movimento da população empregada replicou a variação do desemprego. Nos primeiros três meses deste ano havia menos 14,5 mil pessoas a trabalhar (-0,3%), em comparação com o período entre Outubro e Dezembro deste ano.
Também neste caso, o trimestre anterior já tinha marcado o início de um novo ciclo de contracção do emprego. Actualmente, há 4.477,1 mil pessoas empregadas em Portugal.
(Notícia actualizada às 11h23)