Notícia
Taxa de desemprego estabiliza na Zona Euro acima das previsões
A taxa de desemprego estabilizou nos 11,3%, em Março, frustrando as estimativas dos analistas que apontavam para uma descida ligeira. Portugal tem a sexta taxa de desemprego mais elevada da União Europeia.
A taxa de desemprego na Zona Euro fixou-se nos 11,3%, em Março, valor observado pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat. Os economistas consultados pela Bloomberg apontavam para uma queda desta taxa para os 11,2%.
Na União Europeia a taxa estabilizou nos 9,8%, valor em que se encontra igualmente há três meses.
Entre os países que reportaram os dados a taxa de desemprego mais elevada é observada em Espanha, onde a percentagem da população desempregada ascende a 23%, um valor que representa, ainda assim, representa uma queda face a Fevereiro (23,1%). Entre os países que não revelaram os dados de Março está a Grécia, cujo último dado se refere Janeiro, mês em que a taxa se situou nos 25,7%.
Do lado oposto está a Alemanha, cuja taxa de desemprego estabilizou nos 4,7%, o que corresponde ao valor mais baixo desde a reunificação.
Quanto à taxa de desemprego jovem, na Zona Euro estabilizou nos 22,7%. Espanha continua a registar a maior percentagem de população com menos de 25 anos desempregada (50,1%). A Alemanha tem a taxa mais baixa (7,2%).
(Notícia actualizada às 10h45 com mais informação)