Notícia
Desemprego registado sobe 2,3% em fevereiro mas recua face a janeiro
Depois de quatro meses a subir, o número de inscritos nos centros de emprego caiu em fevereiro, face a janeiro. Mas ficou 2,3% acima do mesmo período do ano anterior. Novas inscrições também recuaram.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 2,3% em fevereiro quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Contudo, face a janeiro o desemprego registado desceu 3%, interrompendo as subidas em cadeia que se registaram durante quatro meses consecutivos, acompanhando os movimentos sazonais do mercado de trabalho.
Assim, no final de fevereiro estavam inscritos nos centros de emprego 338,7 mil desempregados, de acordo com a síntese mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Em termos homólogos e a nível regional o desemprego aumentou em todas as regiões exceto nos Açores e na Madeira, com o aumento mais acentuado a registar-se no Algarve (+4,8%).
Já na comparação com o mês anterior desceu em todas as regiões, com exceção dos Açores.
Novas inscrições descem
Já as novas inscrições registadas ao longo do mês de fevereiro desceram tanto em cadeia como em comparação com o mês anterior.
Assim, ao longo de fevereiro inscreveram-se 48,2 mil desempregados, número que desce muito ligeiramente face ao mês anterior (-0,3%) mas de forma acentuada em termos homólogos (-21,5%).