Notícia
Desempregados inscritos recuam 5% num mês
Em termos homólogos há sinais contraditórios: o número de desempregados inscritos caiu 3,4% mas o número de novas inscrições subiu 3,9%.
Os desempregados inscritos nos centros de emprego recuaram 5% em Maio face ao mês anterior. As séries longas mostram que é habitual uma quebra do desemprego de Abril para Maio, mas de forma menos expressiva do que a que foi registada este ano, já que desde 2007 que a quebra não era tão acentuada.
Apesar disso, a quebra de 5% fica aquém da redução de 16,8% que se registou nas prestações de desemprego.
Em termos homólogos, porém, há sinais contraditórios: o número de pessoas inscritas no final do mês também caiu (-3,4%), mas no ao longo do mês houve mais pessoas que se inscreveram (+3,9%). Foram mais de 50 mil pessoas que se inscreveram como desempregadas ao longo do mês de Maio, sobretudo na sequência da dispensa de um contrato a prazo ou de um despedimento.
O Governo substituiu no início do ano a direcção do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), mantendo, no entanto, o presidente nomeado pelo anterior Executivo. Mas Jorge Gaspar acabou por se demitir em meados de Maio, tendo sido substituído, no início deste mês, por António Valadas da Silva.
Actualizado e corrigido às 17:55: o número de desempregados inscritos caiu 3,4% e não 3,8%, como inicialmente se indicava.