Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno: Governo não dá por adquirido aumento de 5% no salário mínimo em 2017

O ministro das Finanças recusa que o governo imponha aumentos do salários mínimo e defende que os aumentos salarias devem ser decididos com acordo entre todas as partes, patrões e sindicatos.

A carregar o vídeo ...
  • 30
  • ...

O ministro das Finanças não dá por garantido o aumento de 5,1% (para 557 euros) no salário mínimo nacional em 2017, como perspectivado no programa de Governo, e recusa que seja o Executivo a impor aumentos. Em entrevista ao Negócios Mário Centeno sublinha que o aumento deste ano, para 530 euros, resultou de um acordo de concertação social. E defende que o mesmo deverá ocorrer em 2017.

 

"A perspectiva do governo que essa discussão [sobre o aumento do salário mínimo] se faça exactamente nos mesmos moldes para 2017 e veremos ao que conseguiremos chegar", afirma, defendendo que os aumentos "sejam feitos em acordos com todos os agentes".

 

Sobre o aumento salarial que já ocorreu, de cerca de quase 10% nos últimos dois anos, Centeno diz que o Governo não tem qualquer evidência que esteja a prejudicar a criação de emprego: "As análises que o governo tem feito da dinâmica de criação de emprego naquelas margens não tem revelado decréscimo".

Ver comentários
Saber mais Ministério das Finanças Mário Centeno Orçamento do Estado para 2017 salário mínimo nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio