Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Açores querem novas medidas para travar inflação no arquipélago

A proposta inclui uma atualização da remuneração que permita compensar a perda do poder de compra para os trabalhadores beneficiários dos dois primeiros escalões. E também preços máximos para bens essenciais.

Ponta Delgada
07 de Junho de 2022 às 10:55
  • ...
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores publicou esta terça-feira em Diário da República uma proposta de atualização do valor da remuneração complementar e da utilização do regime jurídico de preços "como forma de mitigar os efeitos da inflação" no arquipélago.  

Depois de já terem sido fixadas margens máximas de comercialização para diversos produtos na região, e tendo em conta a inflação prevista para o corrente ano, é agora proposto ao Governo Regional dos Açores que atualize o valor da remuneração complementar em percentagem que permita a compensação total da perda do poder de compra. Isto pelo menos para os trabalhadores beneficiários dos dois primeiros escalões, diz a proposta.

Além disso, pede-se uma definição "quando estritamente necessário, de margens máximas de comercialização de bens alimentares, de primeira necessidade e fatores de produção, com vista a conter a escalada de aumento do custo de vida".

Por último, é proposta a "atualização do complemento regional de pensão e do complemento açoriano ao abono de família em percentagem superior à da inflação prevista para o corrente ano". 

A Assembleia Legislativa dos Açores justifica a proposta com a subida de preços de alguns produtos, que se "intensificou significativamente no mês de março, atingindo principalmente os combustíveis e a energia, mas verificando-se também tendências de subida de preços noutros produtos essenciais".

Recentemente, o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) publicou os dados da inflação do mês de março, verificando-se uma taxa homóloga de 5,33 % a nível nacional e de 2,38 % nos Açores.
Ver comentários
Saber mais Açores Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores economia negócios e finanças macroeconomia governos regionais orçamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio