Notícia
Ministério da Educação compra 15 mil computadores adicionais
O Governo não adianta datas para a entrega aos alunos e justifica-se com "constrangimentos logísticos".
O Conselho de Ministros desta tarde resultou na aprovação à aquisição de mais 15 mil computadores para além dos 335 mil já anunciados. A medida vai custar ao estado 4,5 milhões de euros adicionais.
Estes computadores vão assim somar-se aos 100 mil kits e 335 mil computadores já anteriormente adquiridos a propósito do programa Escola Digital, que foram angariados através de fundos fiduciários.
Segundo o comunicado distribuído pelo Ministério da Educação às redações, a compra resulta de "uma oportunidade de mercado que surgiu nos últimos dias" e o processo de aquisição está já a ser conduzido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência.
Quanto a datas de entrega, o Governo não divulga detalhes mas afirma estar a "tentar agilizar os procedimentos para ultrapassar os atuais constrangimentos logísticos no transporte internacional de carga", mantendo assim a promessa de que chegarão aos alunos carenciados algures durante o segundo período do ano escolar.
Para além da aquisição de novos computadores, do Conselho de Ministros resultou ainda a abertura de quatro linhas de financiamento no valor de 14 milhões de euros às autarquias.
Estas ajudas deverão permitir aos municípios adquirir equipamentos informáticos "complementando o trabalho de dotação de equipamentos e conetividade no âmbito da Escola Digital".