Notícia
Marques Mendes: Ministro da Educação “é um erro de casting”
Luís Marques Mendes considera que o Governo “é vítima de si próprio” na guerra com os professores. No seu comentário semanal na SIC, Marques Mendes diz não se lembrar de um “dossier gerido de uma forma tão desastrosa” e um dos principais responsáveis é o próprio ministro da Educação.
Governo e professores estão em guerra. Os docentes exigem que sejam contabilizados mais anos de serviço para o sistema de progressão de carreiras. O Governo não quer ir tão longe, com o ministro, Tiago Brandão Rodrigues, a ameaçar não haver qualquer recuperação de anos de serviço.
Luís Marques Mendes diz que "nunca se viu um dossier gerido de uma forma tão desastrosa como este. E a culpa é toda do Governo. Literalmente, o Governo é vítima de si próprio". Ainda que Marques Mendes considere exagerada a reivindicação dos professores.
O comentador político diz que a contribuir para esta guerra está o "discurso de facilidade" e de fim da austeridade que o Governo tem defendido. Além disso, houve uma "péssima gestão de expectativas", com o Governo a deixar que se criasse a expectativa de que seria contabilizado todo o tempo de serviço.
Mas no fim da linha está o próprio ministro da Educação. "Este ministro é um erro de casting. Além de não ter qualquer peso político dentro do Governo, não acerta uma", afirma Marques Mendes, que diz mesmo ser "um desastre.