Notícia
Governo admite alargar prazo de candidatura do programa Retomar
Em resposta a uma carta enviada pelos dirigentes associativos, o Governo afirmou que irá estudar a possibilidade de estender o prazo de candidatura do programa Retomar, face ao baixo número de candidaturas registadas até à data.
O Governo admitiu esta sexta-feira, 17 de Julho, prolongar o prazo de candidatura ao programa Retomar, destinado a permitir o regresso ao ensino superior de antigos alunos que não concluíram os cursos. O pedido foi feito numa carta aberta das associações e federações académicas dirigida a José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior.
O programa Retomar, criado em 2014 pelo Governo com o objectivo de combater o abandono escolar e promover a qualificação superior de jovens que não estão a trabalhar nem estão inseridos em percursos de educação ou formação, tem candidaturas abertas até dia 31 deste mês. Na carta, as associações e federações académicas pedem um alargamento dos prazos até ao dia 30 de Setembro.
Na mesma carta pode ler-se críticas à pouca divulgação feita pelo Governo e pelas instituições de ensino superior, relativamente a este apoio para antigos alunos que abandonaram o ensino superior sem concluir os cursos por falta de recursos.
"Tendo em conta que em 2014/2015 o número de vagas disponíveis não foi preenchido e que o período de candidaturas se prolongou até ao início do ano lectivo, sem que daí decorressem problemas de ordem processual, entendemos que a prolongação do prazo é essencial para o sucesso do Programa e não acarretará dificuldades à gestão do mesmo", dizem os estudantes, citados pela Lusa.
Recorde-se que no ano passado, o Ministério alargou o período de candidatura ao Programa Retomar até Outubro devido a atrasos na entrega de documentação por parte das instituições de Ensino Superior.
Para aceder ao programa, os candidatos devem ter uma idade inferior a 30 anos à data de conclusão do curso e devem provar que não têm possibilidades económicas de suportar os custos na continuação dos estudos.