Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estudar no ensino superior custa em média 900 euros por mês

Estudo do Iscte inquiriu mais de dez mil alunos que frequentam o ensino superior. “Custo de vida” é a categoria que consome mais despesas, com o alojamento à cabeça.

80% dos alunos de cursos científico-humanísticos foram para o ensino superior no primeiro ano letivo da covid. Do ensino profissional, foram 25%.
MOVENOTICIAS
14 de Agosto de 2024 às 09:13
  • 1
  • ...

Estudar no ensino superior custa em média um pouco mais de 900 euros, conclui um estudo do Iscte com base num inquérito online a mais de dez mil alunos, divulgado pelo jornal Público. Em concreto, são 903,90 euros, com mais de um terço deste valor a servir para pagar o alojamento, ou seja, cerca de 300 euros para pagar a habitação.

De acordo com a análise, o indicador "custo de vida" é apontada como a maior responsável pelas despesas. Aqui inserem-se nove variáveis de consumo: alojamento, alimentação, transporte, comunicação, saúde, assistência à infância, pagamento de dívidas (exceto amortizações), atividades de lazer social e outras despesas comuns. Para suportar tudo isto, os estudantes despendem, em média, 762 euros por mês, mais de 84% das despesas totais.

Como referido, o alojamento é "a despesa com mais impacto no conjunto de encargos dos estudantes do ensino superior", correspondendo a 33,5% da despesa mensal, refere o estudo. Em termos médios, "mas com situações muito diversas", salvaguardam os autores, são precisos 300 euros por mês só para pagar habitação. Este valor aumenta para os estudantes deslocados a estudar na região de Lisboa que precisam, em média, de mais de 360 euros.

Ver comentários
Saber mais Ensino superior alojamento estudantes despesa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio