Notícia
Barcelos assume-se como capital dos jogos digitais
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aprovou um inédito mestrado em Engenharia em desenvolvimento de jogos digitais no Politécnico do Cávado e Ave, que já possui um centro de investigação nesta área.
Licenciatura, centro de investigação e desenvolvimento e agora também mestrado. O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com sede em Barcelos, reforça a sua posição como principal centro nacional de massa crítica na área do entretenimento digital, nomeadamente na indústria dos videojogos.
O novo mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, o primeiro do género em Portugal, acaba de ser aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), informou esta terça-feira a instituição de ensino. Destinado a licenciados em Informática, Engenharia Informática, Multimédia e áreas similares, irá funcionar em horário pós-laboral e arrancará já no próximo ano lectivo.
A Escola Superior de Tecnologia do IPCA já lecciona uma licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, também apresentada como pioneira no País, com o Politécnico minhoto a garantir uma taxa de empregabilidade muito próxima dos 100%. Há um mês, foi inaugurado também em Barcelos o "Digital Games Lab", um centro de investigação e desenvolvimento de jogos digitais com sete laboratórios, que representou um investimento de 2,6 milhões de euros.
Durante a inauguração desse centro, o primeiro-ministro aproveitou para desafiar as universidades a adaptarem a oferta à procura das empresas, apontando "um grande desacerto" entre a procura que as empresas fazem de mão-de-obra qualificada, de oferta diferenciada de tipo superior, e a oferta que o mercado disponibiliza. "Temos de corrigir isto. Não sei se é com as universidades ou com os politécnicos (...). Haverá universidades que podem contribuir, politécnicos que podem contribuir. Mas esta situação precisa de ser corrigida nos próximos anos", sustentou Passos Coelho.