Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro crescerá até 0,7% no primeiro e segundo trimestres

A Comissão Europeia estima que o crescimento da economia dos países que partilham o euro se situe entre os 0,3 e os 0,7% no primeiro e segundo trimestre de 2004. O Eurostat revelou que o crescimento da Zona Euro abrandou no quarto trimestre.

13 de Fevereiro de 2004 às 12:16
  • ...

A Comissão Europeia estima que o crescimento da economia dos países que partilham o euro se situe entre os 0,3 e os 0,7% no primeiro e segundo trimestre de 2004. Estas previsões surgem no mesmo dia em que o Eurostat revelou que o crescimento da Zona Euro abrandou no quarto trimestre.

O Produto Interno Bruto da Zona Euro no quarto trimestre avançou 0,3%, surpreendendo pela negativa os economistas consultados pela Bloomberg, que previam um crescimento de 0,4%. Em termos anuais, a economia da região cresceu 0,4%, o ritmo mais lento de uma década, indicou o Eurostat, serviço estatístico da União Europeia.

O abrandamento da economia da Zona Euro terá sido sobretudo motivado pelo valor do euro face ao dólar – a moeda europeia valorizou 20% face à nota norte-americana no último ano, o que tem prejudicado as exportações da região.

No entanto a Comissão Europeia está optimista quanto ao desempenho da economia na primeira metade do ano, estabelecendo um intervalo de 0,3 a 0,7% para o crescimento, mesmo depois de ontem a França e a Alemanha terem apresentado números de crescimento abaixo do esperado. O Banco de França chegou mesmo a rever em baixa, ontem, o crescimento do primeiro trimestre, de 0,7%, para 0,5%.

«Esta previsão sugere que a economia da Zona Euro está a consolidar-se desde o terceiro trimestre de 2003», lê-se no comunicado de imprensa divulgado hoje pela instituição.

A zona euro poderá ser ajudada a crescer pelas economias externas, como os Estados Unidos e a China, que têm apresentado elevados ritmos de crescimento.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio