Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

WestLB diz que Irlanda e Portugal entraram numa espiral viciosa

Os prémios acrescidos que os investidores estão a exigir para financiarem as Repúblicas irlandesa e portuguesa vão gerar uma "espiral viciosa" que aumenta a probabilidade de entrarem em incumprimento.

09 de Novembro de 2010 às 13:31
  • ...
Essa é a opinião de John Davies, estratega do banco alemão WestLB em Londres, que chama a atenção para o fardo crescentemente mais pesado associado aos juros da dívida pública.

“Quanto mais tempo se mantiverem estes spreads e estas yields, maior é o risco de incumprimento porque simplesmente estes países não conseguem financiar o fardo dos juros, e aí entra-se numa situação de espiral viciosa”, diz em entrevista à agência Bloomberg.

A remuneração da dívida pública voltou a fixar máximos históricos esta manhã e encontra-se agora nos 6,847%, somando 7,1 pontos base às subidas das últimas sessões. O máximo histórico da taxa de juro das obrigações portuguesas a 10 anos é de 6,892%, segundo os preços genéricos da Bloomberg.

Este movimento de subida representa uma aproximação aos 7% que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, referiu como um nível a que seria plausível uma adesão de Portugal ao fundo de estabilização do euro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, a que já recorreu a Grécia.

O prémio de risco da dívida portuguesa face às obrigações alemãs com a mesma maturidade encontra-se agora em 446 pontos base. Nas maturidades mais curtas os juros da dívida também avançam, com os juros das emissões a cinco anos a progredirem 5,8 pontos para 5,768% e os da emissão a dois anos a avançarem 9,2 pontos para 4,096%.

Tirando a Grécia, na Zona Euro só a Irlanda é que paga uma taxa de juro superior à de Portugal para se financiar. O país que espera reduzir o défice orçamental em seis mil milhões de euros em 2011 para 9,25% do PIB, vê os juros da dívida a 10 anos subirem 3,4 pontos base para 7,893% e o seu prémio de risco face à Alemanha ultrapassa já os 550 pontos.


Ver comentários
Saber mais dívida pública WestLB 7%
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio