Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Constâncio eleito vice-presidente do BCE

Vítor Constâncio foi eleito vice-presidente do Banco Central Europeu. A decisão foi tomada, esta tarde, pelos ministros das Finanças da Zona Euro. Constâncio assume o lugar no próximo mês de Junho.

15 de Fevereiro de 2010 às 21:06
  • 17
  • ...
Vítor Constâncio foi eleito vice-presidente do Banco Central Europeu. A decisão foi tomada, esta tarde, pelos ministros das Finanças da Zona Euro. Constâncio assume o lugar no próximo mês de Junho.

Na corrida ao cargo estiveram, além de Constâncio, o luxemburguês Yves Mersh e o belga Peter Praet. A votação para o cargo foi adiada três semanas, devido ao risco de empate entre o candidato luxemburguês e o português e a incerteza do que fazer perante essa situação.

Uma vez feita a escolha do novo “vice” do BCE pelos ministros das Finanças do euro, o Conselho de Governadores da autoridade monetária será chamado a dar o seu parecer.

O processo de nomeação do sucessor do grego Lucas Papademos só ficará concluído com o “carimbo” dos líderes europeus, que o deverão fazer na cimeira marcada para 25 e 26 de Março.
O vice-presidente do BCE ocupa-se, em particular, da supervisão. E na nova arquitectura europeia (em discussão actualmente no Parlamento Europeu), o BCE terá poderes reforçados na chamada supervisão macro-prudencial.

O percurso de Vítor Constâncio

Vítor Constâncio, 66 anos, licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Foi eleito Secretário-Geral do Partido Socialista em 1986, cargo em que se manteve até 1989, dois anos após Cavaco Silva ter conquistado a primeira maioria absoluta. Nesse mesmo ano, Jorge Sampaio substitui Constâncio como secretário-geral do PS.

Antes de assumir o cargo de secretário-geral do PS, em 1986, Constâncio desempenhou durante um ano o cargo de Governador do Banco de Portugal, cargo a que voltaria em 2000 para substituir António José de Sousa, que esteve no banco central entre Junho de 1994 e Fevereiro de 2000.

Entre 1995 e 2000, Constâncio desempenhou funções no sector privado como administrador do Banco Português de Investimento e da EDP.





























Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio