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Vendas de automóveis na Europa aumentam 0,7% nos primeiros nove meses

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros na Europa registaram um aumento de 0,7% nos primeiros nove meses deste ano. No entanto, em Setembro, segundo os dados da ACEA, assistiu-se a uma quebra em resultado da diminuição da procura na Alemanha.

23 de Outubro de 2007 às 11:56
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As vendas de automóveis ligeiros de passageiros na Europa registaram um aumento de 0,7% nos primeiros nove meses deste ano. No entanto, em Setembro, segundo os dados da ACEA, assistiu-se a uma quebra em resultado da diminuição da procura na Alemanha.

As vendas de veículos novos baixaram 1,5% e atingiram as 1,420,043 unidades em Setembro, revelam os dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), citados pela Associação Automóvel Portugal (ACAP).

"Este resultado foi influenciado pelo facto de ter havido menos um dia útil de trabalho do que no mesmo mês do ano anterior na totalidade da região. O decréscimo de 2,1% na Europa Ocidental contrastou com o crescimento sustentado nos novos estados membros da União Europeia (9,5%)", refere a ACAP em comunicado.

Em Setembro, as vendas de ligeiros de passageiros no mercado alemão baixaram 11% relativamente ao período homólogo, sendo este mercado afectado pelas "compras antecipadas devido ao aumento do IVA em Janeiro deste ano".

Em Espanha o mercado, também, "baixou consideravelmente (-7,7%) enquanto a situação em Itália se manteve estável (0,2%). As vendas em França e no Reino Unido foram superiores às do ano passado (3,2% e 1,3%, respectivamente) acontecendo o mesmo em cerca de metade dos restantes estados membros da União Europeia a 15 estados.

Na maioria dos novos estados membros as vendas foram "significativamente superiores às do ano anterior salientando-se os aumentos de 39,6% da Lituânia, de 26,9% da Bulgária, de 19,6% da Polónia e de 19,5% da Roménia.

Em termos de valores acumulados, nos nove meses do ano 2007 as vendas de ligeiros de passageiros novos apontam um crescimento de 0,7%, sendo que a quebra de vendas "nos dois mais importantes mercados determinou uma quebra de 0,2% no mercado da Europa Ocidental enquanto que o dos novos estados membros cresceu 14,2%", em termos homólogos.

A Itália e o Reino Unido mantiveram a tendência de crescimento, com aumentos de 6,6% e 2%, respectivamente, nas vendas acumuladas, enquanto os mercados alemão e espanhol "mantêm-se adormecidos tal como cinco dos mais pequenos países da UE15".

Os novos estados-membros da União Europeia, com a excepção da Hungria onde o mercado apresentou uma quebra de 7,1% nas vendas até Setembro, "todos contribuíram positivamente para o resultado global", conclui a ACAP.

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