Notícia
Vendas a retalho em Portugal sobem 12,9% em março
As vendas no comércio a retalho cresceram 12,9% em março de 2022, face ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, o INE nota que esta variação ainda está influenciada pelo efeito base, já que em março de 2021 ainda se viviam tempos de restrições devido à pandemia.
O índice de volume de negócios no comércio a retalho apresentou uma variação de 12,9% em março de 2022, comparando com o mesmo mês de 2021. Ainda assim, esta nota do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que "este crescimento se encontra influenciado por um efeito base, visto que março de 2021 foi ainda afetado pelas medidas de contenção da pandemia covid-19."
Os dois agrupamentos que compõem esta evolução tiveram dinâmicas distintas: os produtos alimentares recuaram 1,1% em termos homólogos, mas subiram 1,3 pontos percentuais face a fevereiro de 2022. Já os produtos não alimentares abrandaram 7,1 p.p., mantendo, no entanto, um forte um crescimento de 26,1% (33,2% em fevereiro). Aqui destaca-se a desaceleração de 39,6 p.p dos têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro, ainda assim para uma taxa de crescimento de 125,9% em março (-4,9% em março de 2021).
Já a variação mensal do índice agregado situou-se em 2,5% (3,1% em fevereiro). Os agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares passaram de variações de, respetivamente, -0,9% e 6,3% em fevereiro, para 2,6% e 2,4% em março.
Em termos nominais, o índice passou de 21,2% em fevereiro para os 22,3% em março. As variações dos índices dos agrupamentos produtos alimentares e produtos não alimentares situaram-se em 7,7% e 37,1%, respetivamente (2,3% e 41,9% no mês precedente, pela mesma ordem).
No que diz respeito a emprego, remunerações e horas trabalhadas foram registadas variações homólogas de 4,5%, 9,3% e 18,4%, respetivamente.
A taxa de variação mensal dos índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas situou-se em 0,4%, -1,2% e 4,4%, respetivamente (0,3%, -0,4% e 7,9% em março de 2021).