Notícia
Várias pessoas baleadas em hospital de Nova Iorque
Ao início da noite desta sexta-feira foram avançados relatos de um tiroteio dentro de um hospital na zona nova-iorquina do Bronx, que terá começado pelas 15:00 locais (20:00 em Lisboa). Uma hora depois, a polícia dava conta de que o atirador se suicidou. A imprensa avançou 20 feridos e uma vítima mortal.
Um homem armado, que as testemunhas disseram estar vestido como um médico, abriu fogo no Hospital Bronx-Lebanon, com capacidade para 972 camas, avançou a BBC News ao início da noite.
As mensagens que começaram a correr nas redes sociais falavam de médicos e enfermeiros barricados dentro do edifício.
O The New York Times referiu, citando uma fonte do corpo de bombeiros, que pelo menos três médicos teriam sido baleados dentro do hospital.
3 doctors were shot inside Bronx-Lebanon Hospital Center in the Bronx, according to a Fire Department official https://t.co/7c5kVqoWsJ
— The New York Times (@nytimes) 30 de junho de 2017
O estado de saúde dos médicos atingidos não era ainda conhecido e não se sabia o paradeiro do atirador, de acordo com o mesmo responsável dos bombeiros, que acrescentou que os médicos de emergência ainda não tinham entrado no hospital devido ao facto de a polícia não ter criado o necessário perímetro de segurança.
Numa transmissão via rádio, a polícia descreveu o atirador como um homem negro, alto e magro, envergando uma t-shirt azul e uma bata branca de laboratório.
Uma hora depois, pelas 21:00 de Lisboa, a Associated Press indicava, citando um porta-voz da polícia de Nova Iorque, que o atirador estava morto.
BREAKING: Huge police response at Bronx Lebanon Hospital .. Sr. police official tells News 4 at least 2 people shot #nbc4ny pic.twitter.com/aszT9yVoDp
— Steven Bognar (@Bogs4NY) 30 de junho de 2017
Por essa altura, as referências ao número de feridos apontavam para dois médicos apanhados no tiroteio, sendo que um deles teria falecido. De acordo com um porta-voz da polícia, 20 pessoas ficaram feridas, também devido ao caos que se seguiu ao tiroteio.
A polícia identificou o atirador como Henry Bello, de 35 anos, que tinha sido médico naquele hospital, tendo avançado que se suicidou com a sua própria arma, uma M-16, segundo a BBC News.
(notícia actualizada às 22:08)