Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE impõe barreiras às importações de ligas de ferro

As medidas de protecção do mercado europeu vigorarão por cinco anos. Entre os cinco países visados estão China e Rússia.

Negócios 25 de Fevereiro de 2008 às 11:06
  • ...

A Comissão Europeia anunciou hoje a imposição, por um período de cinco anos, de tarifas aduaneiras sobre as importações das ligas de ferro provenientes da China, Rússia, Kazaquistão, Egipto e Macedónia. A iniciativa, que prevê a aplicação de taxas que nalguns casos se elevam a 33,9%, visa "corrigir os efeitos de distorção de mercado provocado por práticas de ‘dumping’ e restaurar um ambiente de concorrência efectiva".

A nova pauta aduaneira entrará em vigor nos próximos dias, depois de publicada a decisão no Jornal Oficial da União Europeia, e torna permanente as medidas de protecção do mercado europeu que haviam sido provisoriamente activas há seis meses. Surge na sequência da pressão exercida por companhias europeias produtoras, como a espanhola Ferroatlantica e a francesa Ferropem. Já os gigantes da siderurgia ArcelorMittal e ThyssenKrupp, que usam as ligas como matéria-prima, vêm a medida com desagrado, avisando que esta tenderá a aumentar os preços suportados pelo consumidor final.

Em causa estão especificamente as ligas de ferro-silício. As taxas aduaneiras elevar-se-ão a 33,9 para o Kazaquistão, 31,2% para a China, 22,7% para a Rússia, 18% para o Egipto e 5,4% para a Macedónia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio