Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que "Portugal vai na direcção certa"

Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), saudou o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) português. Portugal tomou as decisões que lhe parecem importantes, nomeadamente, o congelamento dos salários na função pública , revelou, salientando que as medidas elencadas pelo Executivo liderado por Sócrates vão na direcção certa .

26 de Março de 2010 às 10:50
  • 6
  • ...
Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), saudou o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) português. “Portugal tomou as decisões que lhe parecem importantes, nomeadamente, o congelamento dos salários na função pública”, revelou, salientando que as medidas elencadas pelo Executivo liderado por Sócrates “vão na direcção certa”.

Esta declaração, citada pela Euronews, contraria a que ontem foi feita por Nout Wellink, membro do conselho de governadores do BCE. Wellink considera que Portugal deveria tomar medidas adicionais para tornar o PEC “realmente credível”, uma posição que foi desvalorizada ainda ontem por Teixeira dos Santos, que considerou que não era uma opinião oficial do BCE.

O PEC foi ontem aprovado na Assembleia da República, com votos favoráveis de PS e abstenção do PSD. Entre as principais medidas do programa estão o congelamento dos salários da função pública, a redução da despesa e a travagem no investimento público.

Esta semana, a agência Fitch baixou a notação financeira de Portugal. A agência cortou o “rating” da dívida de Portugal de “AA” para “AA-”, mantendo o “outlook” em “negativo”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio