Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet considera comentários do ministro francês inaceitáveis

Jean Claude Trichet, presidente do BCE, considera que os comentários do ministro francês dos negócios estrangeiros, Jean-Pierre Jouyet, que tiveram como objectivo influenciar a política monetária, "não são aceitáveis".

18 de Julho de 2007 às 13:00
  • ...

Jean Claude Trichet, presidente do BCE, considera que os comentários do ministro francês dos negócios estrangeiros, Jean-Pierre Jouyet, que tiveram como objectivo influenciar a política monetária, "não são aceitáveis".

"O presidente do Banco Central Europeu (BCE) repete com gravidade que qualquer tentativa de influenciar a autoridade monetária no desempenho das suas tarefas viola o artigo 108 do Tratado da União Europeia e que, por isso, essas declarações não são aceitáveis", disse a porta-voz de Trichet, Regina Schueller, citada pela Bloomberg.

Trichet estava a responder a comentários de Jouyet, publicados no "International Herald Tribune", que diziam que os políticos podem influenciar as decisões do BCE relativamente aos juros através de mais reuniões regulares com a autoridade monetária da Zona Euro.

"Pode influenciar-se o BCE através de uma discussão aberta acerca das motivações por detrás das decisões dos juros", disse Jouyet ao jornal.

Estes comentários aumentaram as tensões entre o BCE e o governo francês, depois do presidente Nicolas Sarkozy se ter queixado da valorização do euro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio