Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Três transportadoras marítimas japonesas estão a evitar o Mar Vermelho

Em causa está a instabilidade gerada pelos ataques dos rebeldes houthis contra navios que suspeitam estarem ligados a Israel, no Mar Vermelho, por onde passa cerca de 12% do comércio mundial.

Houthi Military Media/Handout via Reuters
17 de Janeiro de 2024 às 09:08
  • ...
Três das principais transportadoras marítimas do Japão confirmaram esta quarta-feira à agência de notícias AFP que suspenderam o trânsito de todas as suas cargas através do Mar Vermelho, devido ao forte aumento das tensões nesta região.

A Nippon Yusen tomou esta decisão para "garantir a segurança das tripulações", explicou à AFP um porta-voz do grupo.

As companhias marítimas Mitsui OSK Lines e Kawasaki Kisen também confirmaram a decisão de evitar completamente a área.

Desde novembro passado, os rebeldes houthis, apoiados pelo Irão e que controlam grande parte do Iémen, aumentaram os ataques no Mar Vermelho contra navios que suspeitam estarem ligados a Israel.

Os houthis afirmam que estão a atacar em solidariedade aos palestinianos, que estão a sofrer com a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza desde 7 de outubro.

As tensões no Mar Vermelho, uma estreita passagem marítima pela qual passa cerca de 12% do comércio mundial, aumentaram ainda mais desde o final da semana passada com os ataques do Reino Unido e dos Estados Unidos contra os Huthis no Iémen, que responderam rapidamente às ações dos dois países ocidentais.

No último incidente, um navio grego com bandeira maltesa que transportava cereais foi atingido na terça-feira por um míssil lançado pelos houthis na costa do Iémen, sem causar feridos, segundo uma fonte do Ministério da Marinha da Grécia.
Ver comentários
Saber mais Mar Vermelho houthis ataques no Mar Vermelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio