Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Todos os voos de Lisboa, Porto e Faro para Londres cancelados

Todos os voos que deveriam sair até às 13:00 de Lisboa, Porto e Faro para o aeroporto de Londres/Heathrow foram cancelados devido à descoberta de um plano terrorista, disse à Lusa o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal.

10 de Agosto de 2006 às 10:36
  • ...

Todos os voos que deveriam sair até às 13:00 de Lisboa, Porto e Faro para o aeroporto de Londres/Heathrow foram cancelados devido à descoberta de um plano terrorista, disse à Lusa o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal.

A ANA é a autoridade que gere os aeroportos portugueses.

A conspiração terrorista neutralizada hoje na Grã-Bretanha visava "abater vários aviões em voo, causando a perda de um número considerável de vidas", afirmou o ministro britânico do Interior, John Reid.

A polícia efectuou "uma grande operação antiterrorista para acabar com aquilo que pensamos ser uma ameaça maior contra o Reino Unido e os seus parceiros internacionais", afirmou o ministro britânico numa declaração. A polícia britânica procedeu também a várias detenções em Londres.

Medidas de segurança suplementares foram imediatamente decretadas nos aeroportos britânicos onde as bagagens de mão estão limitadas ao estritamente necessário.

Segundo fontes policiais, os explosivos deveriam ser transportados nas bagagens de mão.

Os passageiros são agora ordenados a levar para a cabine do avião apenas sacos, se possível transparentes, contendo unicamente objectos considerados como estritamente necessários como documentos, eventuais medicamentos e óculos.

A autoridade britânica dos aeroportos prevê atrasos consideráveis nas situações de embarque.

Cerca de 18 pessoas terão sido detidas, segundo a cadeia de televisão britânica BBC.

Por seu lado, a Sky News noticiou 20 detenções, indicando que o mesmo número de aviões era visado.

A mesma cadeia de televisão, citando fontes anónimas, revelou que todas as pessoas detidas serão britânicos de origem paquistanesa ou do sul da Ásia.

Entretanto, as autoridades britânicas elevaram ao máximo o nível de alerta referente a uma ameaça terrorista na Grã-Bretanha.

O alerta à população foi elevado ao nível "crítico" depois de várias semanas no nível "severo".

"Isso significa que um ataque é esperado de forma iminente e indica um nível extremamente elevado de ameaça contra o Reino Unido", explicou o MI5, o serviço de contra-espionagem.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio