Notícia
Tesouro já pagou capital social de 2003 às sociedades Polis
A Direcção-Geral do Tesouro (DGT) realizou, no início desta semana, o pagamento dos 32,6 milhões de euros que tinha em atraso a 21 das 22 sociedades Polis. A transferência diz respeito à execução da tranche de capital social que o accionista Estado é obri
A Direcção-Geral do Tesouro (DGT) realizou, no início desta semana, o pagamento dos 32,6 milhões de euros que tinha em atraso a 21 das 22 sociedades Polis. A transferência diz respeito à execução da tranche de capital social que o accionista Estado é obrigado, por decreto-lei, a efectuar todos os anos, no período 2000-2005.
Fora deste bolo ficou a sociedade Polis de Viana do Castelo, cuja situação já tinha sido regularizada no final do ano passado – por ter sido a primeira sociedade a ser lançada no âmbito do programa Polis, ou seja, antes de todas as outras, segundo apurou o Jornal de Negócios junto de fonte do Ministério do Ambiente.
O compromisso de efectuar o pagamento das prestações semestrais de capital social respeitantes a 2003, saldando as dívidas com a totalidade das sociedades foi assumido pelo secretário de Estado do Tesouro, Esteves de Carvalho, numa reunião com as autarquias, no passado dia 12 de Janeiro, tal como noticiou o Jornal de Negócios.
Na mesma altura, o governante comprometeu-se a "tentar acertar o passo em 2004", uma vez que os atrasos dos pagamentos do Tesouro às sociedades Polis são recorrentes e têm colocado em risco iminente, por várias vezes, o bom andamento das obras por todo o país, de acordo com vários alertas públicos lançados pelos autarcas.
(noticia na integra na edição de hoje do Jornal de Negócios)