Notícia
Tempo médio de espera por novas pensões cai para 19,7 dias
A média do ano passado ficou nos 25 dias. Mais de metade das novas pensões foram atribuídas provisoriamente através da Pensão na Hora.
A Segurança Social demorou em média 19,7 dias a deferir pensões definitivas no primeiro semestre deste ano, com o tempo de espera a diminuir face aos 25 dias registados na média de 2023, avança nesta quinta-feira o Eco.
Os dados foram disponibilizados ao jornal pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e apontam, assim, para um descida no tempo de espera pela atribuição de novas pensões em 5,3 dias na primeira metade deste ano.
Segundo o Eco, foram processadas 42.649 novas pensões no primeiro semestre deste ano, comparando com 73.745 novos processamentos no conjunto de 2023.
Desde 2021, é possível pedir a atribuição de pensão provisória no site da Segurança Social, via "Pensão na Hora", num prazo de 24 horas quando preenchidos os requisitos. Neste primeiro semestre, houve 25.783 pensões atribuídas através deste mecanismo. Ou seja, mais de metade.