Notícia
Taiwan desce taxas de juro para 4,25%
O Banco Central de Taiwan desceu a sua principal taxa de juro dos 4,35% para os 4,25%, naquele que foi o segundo corte no espaço de um mês, na tentativa de impulsionar a economia daquele país, que...
No início de Fevereiro, a autoridade monetária de Taiwan tinha decidido baixar a sua taxa de referência dos 4,625% para os 4,35%.
Os responsáveis da instituição justificaram a descida das taxas com o facto de «o abrandamento global da economia ter claramente levado ao recuo da procura de produtos de Taiwan no estrangeiro».
Em Janeiro, as exportações daquele país caíram 17%, face ao mesmo período do ano anterior, reflectindo a descida da procura de «chips» e de equipamentos para telecomunicações.
Na semana passada, o Banco Central do Japão (BoJ) desceu a sua principal taxa de juro dos 0,25% para os 0,15%, na tentativa de travar a perda de ritmo da economia nipónica.
Nos Estados Unidos (EUA), a taxa de juro de referência da Reserva Federal (FED) situa-se actualmente nos 5,5%, depois de ter baixado 100 pontos base durante o mês de Janeiro, enquanto na Zona Euro, a taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE), ou REFI, está nos 4,75%.