Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taiwan promete contra-atacar se tropas chinesas invadirem território

Tensões entre Taiwan e China agravaram-se após a visita da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha.

1.º Taiwan
31 de Agosto de 2022 às 12:55
  • ...

Taiwan não deixará passar impune uma tentativa de invasão do seu território pela China. O alerta foi dado esta quarta-feira, numa altura em que Pequim intensificou os exercícios militares perto da ilha. 

Os exercícios militares em torno de Taiwan começaram este mês, na sequência da visita da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à Formosa.

"Quanto aos aviões e navios que entraram no nosso espaço marítimo e aéreo de 12 milhas náuticas, o nosso exército exercerá o direito à defesa e contra-ataque sem exceção", alertou Lin Wen-Huang, vice-chefe do estado-maior geral de operações e planeamento.

Taiwan já se manifestou contra o facto de drones chineses estarem a voar repetidamente perto dos seus pequenos grupos de ilhas perto da costa chinesa. A promessa de contra-ataque aplica-se também a esses drones, caso Pequim não aceda aos avisos para deixar o território, assegurou a responsável.

O alerta surge uma dia depois de Taiwan ter disparado tiros de advertência contra drones chineses que sobrevoavam as ilhas Kinmen.


China e Taiwan vivem como territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Contudo, Pequim reclama a região como uma província sua, não descartando o uso de força caso a ilha declare independência.

Ver comentários
Saber mais Pequim República Popular da China política Taiwan
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio