Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sócrates debate justiça no parlamento

A reforma do sector da justiça foi o tema escolhido por José Sócrates para se estrear, como primeiro-ministro, nos debates mensais na Assembleia da República. Na discussão, que se realiza hoje, o Governo deverá apresentar as principais linhas da reforma d

29 de Abril de 2005 às 06:00
  • ...

A reforma do sector da justiça foi o tema escolhido por José Sócrates para se estrear, como primeiro-ministro, nos debates mensais na Assembleia da República. Na discussão, que se realiza hoje, o Governo deverá apresentar as principais linhas da reforma do sector da justiça que pretende implementar.

Durante os primeiros meses de governação já foram dadas indicações do caminho que o Governo quer seguir. «Desburocratizar, racionalizar a resposta judicial, clarificar a garantia de direitos fundamentais, dotar de mais critério e eficácia o combate ao crime - estes são os caminhos pelos quais o Governo pretende fazer do sistema de justiça, não um contrapeso, mas um factor de desenvolvimento cívico, económico e social», afirmou Sócrates no debate do programa do Governo, em Março.

Entre outras medidas para o sector da justiça, o executivo socialista promete desburocratizar nos documentos, nos actos, na repetição de controlos e no predomínio do papel e pretende «reduzir drasticamente o número de documentos que são exigidos aos cidadãos». Anunciada foi também recentemente a intenção do executivo reduzir de dois para um mês as férias judiciais. O executivo socialista propõe-se ainda concluir a revisão do Código de Processo Penal e, com o Parlamento, aprovar a possibilidade de definição de prioridades ao nível da investigação criminal .

O tema escolhido para o debate foi ontem anunciado pelo Governo no plenário da Assembleia da República depois dos protestos da oposição quanto ao secretismo em relação ao assunto que estaria em discussão.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio