Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Só 13,5% das mulheres candidatas a câmaras são eleitas

O PS é o partido que mais mulheres conseguiu eleger (18), contra seis do PSD, quatro do PCP e três independentes, segundo o DN.

Sónia Caldas/CM
Negócios 23 de Agosto de 2021 às 08:58
  • ...
O número de mulheres candidatas à presidência das Câmaras Municipais tem vindo ao aumentar ao longo dos últimos anos em Portugal. No entanto, a tendência de voto não tem acompanhado, o que significa que as candidatas não são eleitas, segundo noticia esta segunda-feira o Diário de Notícias.

Em 308 autarquias nacionais, apenas 31 foram ganhas por mulheres nas últimas eleições. O PS é o partido que mais mulheres conseguiu eleger (18), contra seis do PSD, quatro do PCP e três independentes. Feitas as contas entre candidatas e eleitas, só 13,5% das mulheres que pretendiam chegar a presidentes de câmara o conseguiram.

Os dados compilados pelo DN indicam ainda que Alvaiázere (distrito de Leiria), Proença-a-Nova ( distrito de Castelo Branco), Marinha Grande (distrito de Leiria), Nisa (distrito de Portalegre), Constância (distrito de Santarém), Penedono (distrito de Viseu) e Vieira do Minho (distrito de Braga) são as únicas autarquias do país com mais mulheres que homens nos executivos camarários. No entanto, apenas três são presididas por mulheres.

Ver comentários
Saber mais eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio