Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Smaghi mostra-se relutante em descer juros do BCE para zero

O membro do Banco Central Europeu (BCE), Lorenzo Bini Smaghi, mostrou-se relutante quanto a uma descida da taxa de juro da Zona Euro para valores próximos de 0%.

28 de Abril de 2009 às 18:15
  • ...
O membro do Banco Central Europeu (BCE), Lorenzo Bini Smaghi, mostrou-se relutante quanto a uma descida da taxa de juro da Zona Euro para valores próximos de 0%.

“Levar a taxa de juro para muito próximo de zero poderia dificultar o funcionamento do mercado monetário uma vez que reduziria os incentivos para o financiamento interbancário”, defendeu Bini Smaghi num discurso sobre politicas monetárias em Genebra, segundo a Bloomberg.

O membro da autoridade monetária acrescentou que comprar obrigações governamentais seria problemático para o BCE e que “apenas faz sentido quando a taxa de juro está nos zero ou muito próximo de zero.”

O BCE vai reunir no próximo dia sete mas as dúvidas quanto às medidas a tomar continuam a predominar no mercado essencialmente porque as palavras dos membros da autoridade monetária têm apontado em diversos sentidos.

Se alguns governadores têm defendido que o BCE deve parar de descer os juros quando estes chegarem a 1%, outros reclamam a necessidade de colocar o preço do dinheiro perto de 0%, tal como têm feito outros bancos centrais. Os juros da Zona Euro encontram-se já no valor mais baixo de sempre, nos 1,25%.

Na última reunião o BCE não foi tão agressivo como o mercado esperava uma vez que reduziu os juros em 25 pontos base e o mercado aguardava um corte de 50 pontos para os 1%.

Já esta semana Guy Quaden e Nout Wellink, dois membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, assinalaram que a autoridade monetária vai voltar a reduzir os juros na reunião de Maio, altura em que deverão também ser anunciadas novas medidas para combater a recessão na Zona Euro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio